terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Movimento Zeitgeist - Saiba como participar!



Este processo não é algo restrito, nem é alguma forma de protocolo, mas é uma forma de fazer uma unificação do movimento pelo Brasil pra acabar com as cisões de comunidade, forum, blog, site, chapter, etc. Todas as pessoas interessadas no Zeitgeist terão acesso aos canais do movimento já estabelecidos, testados e aprovados. Na medida que novos canais forem surgindo, será alertado no minimo nas reuniões nacionais.
Passo 1
Increva-se no google groups

Enquanto não temos nossa newletters, feed e podcast no site oficial, o google groups do movimento é o unico meio de se comunicar com todos ao mesmo tempo. Para estar inscrito no google groups, enviem um e-mail para gabriel@movimentozeitgeist.com.br ou bruno@movimentozeitgeist.com.br contendo o titulo "Inscreva-me no groups" e pondo seu e-mail na mensagem.
Se for spam leva ban sem advertencia. Qualquer atitude mal intencionada será tido como atitude troll. O groups é para troca de informações intrisecas ao movimento, e não um veiculo para "debates".
Passo 2
Tenha o Team Speak 3 e participe

Utilizamos o voip Team Speak 3 para nos comunicarmos de forma mais eficiente como movimento, de forma mundial. No TS3 é onde acontecem as reuniões oficiais. Ter o TS3 instalado não só da um rapido acesso aos membros de todo o mundo, como é fundamental para participar de uma reunião oficial ou extraoficial.
Dados:
1. Baixe o cliente que corresponde ao seu computador no site oficial do Teamspeak. (No canto superior direito, clique em FREE DOWNLOAD)
2. Após a configuração inicial do Setup Wizard, na janela Connect (caso não apareça, pressione Ctrl+S) insira os seguintes dados nos campos correspondentes:
* Address: teamspeak.zeitgeist-movement.com
* Port: 9987
* Nickname: [seu nome/apelido]
* Password: tzm

Passo 3
Acompanhe os progressos

É compreensivel que reuniões são chatas, mas por enquanto é o que temos para nos manter atualizados da maneira mais fácil. Acompanhar o que foi dito nas reuniões é algo importante para quem quer estar a par do que está acontecendo. Em breve teremos novas ferramentas como o Zeitgeist News, Knowledge Database e Reports para automatizar mais o movimento e tornar a informação mais eficiente e dinâmica.

O primeiro será um jornal online e todo chapter terá um, haverá tambem um site a parte global. Será um link para as noticias.

O segundo é um grande banco de dados com todas a informações pertinente sobre o movimento, bem como formas de como responder a perguntas. Toda pergunta respondida será inserida no Knowledge Database e assim o sistema crescerá com o tempo, de forma que nenhum tipo de variável escape. Servirá também como um rapido meio de atualização, no caso de alguem nao saber como responder a uma especifica pergunta, ele poderá consultar o k.d. e verificar se alguem ja rspondeu a esse mesmo tipo de indagação.

E o ultimo será um site integrado (ou tambem um site independente) onde os Coordenadores de chapters mundialmente poderão criar relatorios do que seus chapters estão fazendo ou decidindo, excluindo assim a necessidade de se reportar em reuniões e salvando um grande espaço de tempo das reunioes dessa forma. Apesar de so poder ser atualizado por pessoas responsaveis pelos chapters, todos poderão ler o que foi postado.
O Brasil terá sua versão também, apenas para os Regionais (sin. subchapters, ou chapters estaduais) poder manter a todos atualizados.

Os audios das reuniões estão sendo armazenados temporariamente neste link:
http://www.mediafire.com?sharekey=db39f088571ac2a800d27174b47c6657887b98499d8974eef85d402b9fc3640c
.
Em breve teremos um podcast no site oficial onde estes audios poderão ser encontrados mais organizadamente.
.
Passo 4
Entendendo e participando

.
Um dos fundamentais passos para ser de fato um membro Zeitgeist é entender o que é o Zeitgeist. Para isso, consulte o site, o FAQ do site, o Guia Ativista ou a Apresentação Ativista, os videos Where are we Now e Where are we Going, e o Zeitgeist Addendum. Mantenha-se em vigilia pra novos videos que saírem, que com certeza serão alertados pela administração do movimento Brasil.
.
Para participar do movimento Zeitgeist basta estão de acordo com os passos do movimento. Isso não significa que voce nao pode fazer algo diferente, isso não compete a ninguem julgar, mas caso queira fazer pelo movimento precisa estar de acordo com o passo que estamos tomando. Para sermos um movimento forte precisamos fazer a mesma coisa, unidos e mundialmente. Ex: Z-Day

Estrutura

Vejo que muitos desconhecem o básico da estrutura do Zeitgeist, aqui vai uma pequena explicação:
O movimento zeitgeist já tem um grupo estabelecido e oficialmente reconhecido. O zeitgeist esta sendo organizado pela estrutura de capítulos, um em cada pais. Paises grandes podem dividir o capitulo nacional em subcapitulos. (chapters, subchapters). No brasil chamamos simplesmente de zeitgeist brasil, ou movimento zeitgeist, ou MZ.

No momento estou como vosso coordenador nacional. As indicações vem direto do Peter para baixo, e no meu caso, fui nomeado pelo coordenador internacional.

Temos reunioes acontecendo todas as quintas as 21h de braslia no ts3. Quando não acontecem um aviso é enviado por e-mail para todos cadastrados no google groups. Os audios das reunioes são gravados e são uma das melhores formas de se manter atualizado sobre o que acontece no movimento.

site oficial

www.movimentozeitgeist.com.br
.
Quando o site sair todos serão informados.
.
As deliberações sobre o site aconteceram em duas reunioes, agora foram para a ferramenta de gestão de projetos (pms) para os programadores listarem as funcionalidades desejadas e implementa-las ao site.


Tudo 'roubado' da comunidade Movimento Zeitgeist - Ativismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário